quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Manhê, e agora?





Aiai, sábado pré-Carnaval passei a tarde toda preparando os ingredientes para a picanha na chapa que faríamos de jantar!
Cortei bem picadinho o vinagrete: com cebolas, tomates e pimentões verdes. Tudo bem temperadinho com vinagre, azeite, ervas e cebolinha. Separei.

Continuei no preparo da farofinha: primeiro deixei de molho 1/3 de xícara de uvas passas mergulhadas em 1/2 xícara de cachaça por 30 minutos, coloquei na frigideira funda uma lascona de manteiga, o bacon cortado em pedacinhos e deixei dar uma leve fritada. Acrescentei uma cebola cortada em pedacinho também e mexi até dourar. Coloquei as uvas passas e as castanhas de cajú cortadas grosseiramente. Fui acrescentando aos poucos a farinha de rosca, duas xícaras. Molhei tudo com azeite para dar liga e acrescentei por fim a cebolinha picadinha. Separei.

Preparei um arrozinho, coloquei na panela uma cebola e três dentes de alho bem picadinhos, um fio de azeite e deixei dourar, acrescentei um punhado de arroz e fritei bem fritadinho. Coloquei um tantão de água fervendo, mexi bem e acrescentei sal a gosto. Deixei a panela entre aberta até evaporar toda água e depois fechei por mais uns minutinhos. Tudo em fogo baixo.

Cortei os pãezinho em rodelas e preparei a mesa bem bonita! Toalha xadrezinha, pratos combinado, lindos guardanapos e os copos de cerveja do freezer!

Acordei o preguiçoso do meu marido para que ele cortasse em fatias beeeeem fininhas a peça de picanha e começarmos nossa delícia!!

Mas antes... tã tã tã tã (aquela música de suspense no fundo)... notei uma água escorrendo pelo chão. Não entendi nada e fui à caça do vazamento, mexe aqui e ali até que de repente.... silêncio de suspense... notei que a cuba da pia estava vazando dentro da gaveta!! Pelamor, que bagunça quando eu abri o gaveteiro!! As panelas boiavam!!!

Deixei de lado e continuei aproveitando minha tarde. Do que adiantaria me estressar naquele momento?

Algumas horas depois e muitos pedacinhos de carne com vinagrete e farofa, fomos lavar a louça antes de descer para praia!! Aí sim eu vi uma inundação, enchi a casa de panos, deixei e fui aproveitar o meu carnaval!!

Antes de sair agendei uma visita técnica com o *&#%*%&#$&#& do responsável da construtora... mas vou dizer viu?!

Passados alguns dias e nada feito desistimos e consertamos nós mesmos!! O que dá mais raiva de tudo é saber que o prédio tá novinho em folha!! Fúria!!

Sabe aquela falta de atenção para com as coisas alheias? Essa é a minha impressão. Sempre fui fã de casa por causa disso, v. começa do zero e vai construindo, o seu lar, com todo carinho e atenção que pode despender. Mas em prédio não, utiliza-se o mais barato, a pior mão de obra e não se perde um minuto do tempo na execução da obra. No fim o resultado são muitos pequenos detalhes irritantes, um vazamento na garagem, outro na minha cozinha... o portão da garagem que encalha volta e meia...
E nessas horas, fazer o que??? Manhêêêêêêê
Aiai, até ontem (tá bom tá bom, sem exageros, até três meses atrás) eu gritava pela minha mãe e deixava nas mãos dela para resolver, podia ser uma barata no quarto que eu gritava por ela, mas agora a casa minha com o maridão... Quando me deparo com uma barata continuo gritando, mas se o problema for outro arregaço as mangas e resolvo eu mesma!
Depois de muita dor de cabeça tentando obter o conserto por parte da construtora, posto que ainda está dentro da garantia, desistimos e consertamos nós mesmos - retifico, o maridinho mesmo. Mas vou dizer, vai ter paciência lá na Lua para esses pepinos do lar, viu?!


sábado, 21 de fevereiro de 2009

Jantarzinho Romântico


Aiai, por mim seria assim toda noite! Estou desde o começo da semana pedindo para o maridão fazer a receita nova que ele aprendeu numa dessas revistas da vida... já tinha feito uma vez, na segunda eu não estava presente (unf) e estava desejando repetir esse prato dos Deuses!!

Aí, cheguei em casa toda toda e com o que eu me deparo??? Yupiiiiiiiiiiiiiiii

Tirei foto do passo a passo, mas estão muito pesadas e eu não consigo postar, só o resultado final, mas prometo que vou explicar tintim por tintim!

Aí vai:
  • Camarão (preferencialmente dos grandes);
  • Fundo de alcachofra;
  • Tomate seco;
  • Mussarela de búfala;
  • Salsinha fresca.
Modus Operandi: coloque a água do macarrão para ferver. Enquanto espera, corte em pedaços grosseiros a alcachofra, o tomate seco, a mussarela e a salsinha. Separe.

Coloque o fetuccine ou a massa de sua preferência na água, não esqueça de acrescentar sal a gosto antes de colocar o macarrão. Ah, mais uma dica, não coloque, JAMAIS, óleo ou azeite na água, isso não previne o macarrão de grudar, apenas faz com que o molho não segure na massa. Se por acaso a sua pasta estiver grudando, coloque-a embaixo da água fria por alguns segundos, verá que ela voltará a ficar soltinha!

Paralelamente, numa frigideira funda ou panela, ou ainda uma wok (usamos muito em casa para fazer molhos, ela é ótima), coloque uma larga fatia de manteiga e deixe derreter. Acrescente os camarões, dê uma leve fritadinha neles e continue acrescentando o tomate seco, a salsinha e por último a mussarela de búfala. Esse procedimento não deve demorar mais do que cinco minutinhos, é tudo bem rápido.

Tire a massa da água e não deixe-a escorrer completamente, sempre deixe um tantinho de água para prevenir de não grudar e dar mais sabor ao molho (mas nada de estilo miojo, é só um tantinho de água!). Coloque na panela do molho, ou vice e versa dependendo do tamanho de sua panela, já desligada misture bem.

Coloque duas porções nos pratos, ou para quantas pessoas estiver servindo. Não acrescente queijo ralado - eu sou fanática por queijo, mas vou dizer que essa massa é tão saborosa que não precisa!!

Sirva duas taças de vinho e aproveite cada garfada!!

Bom, quem tentar me conta aqui o resultado!

Bolinho improvisado


Acordei na última quarta-feira, com desejo de bolo de chocolate. Maridinho já tinha se posicionado nesse sentido quando indaguei entre laranja e chocolate! Então me animei toda lá pelas 11 da manhã, esperançosa por chegar cedo em casa, poré, nada feito. Cheguei lá pelas 22h30min... que desânimo para passar horas na cozinha, não deu outra, dei uma escapadinha, fugi para o super e arrisquei! Bolo de caixinha Dona Benta!!

Gente, juro, nunca mais faço bolo de chocolate! Que delícia, fofinho, molhadinho e fica pronto em 25 minutos!! Quis incrementar com uma cobertura de brigadeiro, mas maridão não aprovou! Então, fiz uma misturinha de um tanto de leite, com uma colher de chocolate em pó e outra de açúcar, mexi no fogo, até ferver e dispus sobre o bolo, deixou mais molhadinho ainda!!

Delícia aprovada!! Sei que a boa culinária é sempre feita em casa, com ingredientes requintados e saborosos, mas na hora do aperto, arrisquei e não me decepcionei!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

"Abrate Cézamo"


Estava passeando pela net e encontrei uma matéria bem interessante no site M de Mulher: Como manter sua geladeira limpa e organizada!

Achei bem pertinente o tema, tendo em vista que no começo da semana eu guardei uma bandeijinha de camarão de maneira meio desajeitada e dois dias depois senti na pele essa emoção! Um cheiro que dominou toda a casa, eu não conseguia mais raciocinar... e isso de geladeira fechada! O terror era abrir a porta para pegar ovos ou a garrafa d´água... Pelamordedeus!!!

Me desestimulava só de pensar em limpar a geladeira inteira, o que me fazia manter distância dela e o cheiro foi só piorando. Coitadinha da Célia que pagou o pato ontem lá em casa enquanto fazia faxina, mas vou dizer, cheguei em casa e... pode ser fruto da minha imaginação, mas o cheiro tá impregnado!! Vou aproveitar o feriado para descongelá-la e fazer uma mega limpeza que só dona sabe fazer!!

Mas deixa eu explicar melhor o porquê de tanto cuidado. Quando começamos a montar nosso apartamento eu fiz uma súplica, uma pedido gentil: EU QUERO UMA GELADEIRA RETRÔ. Daqueles redondinhas, baixinhas e de cores inusitadas! O Lu desconversou, disse que era uma idéia absurda, que poderíamos escolher a melhor-master-blaster-mega geladeira de última geração para colocar na nossa Lista de Casamento.... mas eu continuei com essa idéia na cabeça... depois de tanto desestímulo por parte dele eu desisti e já tinha me contentado em ter aquela geladeira que sai a latinha na frente... mas antes de ganharmos eu chego em casa um dia e com quem eu me deparo???

Aquela fofuxa, do meu tamanho, gordinha que só e toda vermelhinha!! Meu deus do céu, que coisinha linda! Uma Westinghouse, 1939, com motor de enceradeira! Não tem prateleiras na porta e o freezer é do tamanho de uma caixa de sapatos! Mas vou dizer, gela uma coca-cola como ninguém!!

Porém, considerando que ela fará 70 anos esse ano, demanda alguns cuidados especiais:

"Mantenha sua geladeira limpa e organizada. Colocar os alimentos no lugar certo aumenta a durabilidade e facilita o funcionamento do aparelho.
  1. Prateleira superior
    O que colocar - Refrigerantes, cerveja e alimentos já preparados. Bolos, tortas e musses. Frios fatiados. Dica: deixe nessa prateleira os alimentos usados com freqüência. Eles estarão sempre à mão.
  2. Prateleira intermediária
    O que colocar - Ovos, massas frescas e carnes frescas ou semicongeladas. Dica: oloque uma vasilha sob a carne, para que não escorra água na gaveta.
  3. Acima da gaveta
    O que colocar - Frutas macias, dispostas em recipientes vedados (as que têm casca não precisam ser cobertas).Dica: algumas geladeiras têm uma saída de ar frio bem neste ponto. Não coloque nada que obstrua a saída de ar.
  4. Gaveta superior
    O que colocar - Iogurtes, queijos, manteiga e patês. Não colocar - Frutas e verduras. Dica: é o local perfeito para alimentos de validade curta, por estar próximo ao congelador.
  5. Porta
    O que colocar - Caixa de leite, sucos, maionese, catchup. Não colocar - Ovos e iogurtes. Dica: alimentos muito perecíveis não devem ficar aqui (o abre-e-fecha faz a temperatura da porta ser mais alta).
  6. Gaveta inferior
    O que colocar - Verduras, legumes e frutas com casca dura. E tudo em sacos plásticos! Não colocar - Frutas delicadas, queijos e bolos. Dica: o ar frio que vem do congelador pode queimar folhas. Por isso, mantenha-as protegidas nessa gaveta, longe da saída de ar.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Amigo é coisa para se guardar...


No lado esquerdo do peito....

Sei que essa música é super piegas, mas está desde ontem na minha cabeça...

Desde pequena sempre fui muito comunicativa, sempre estive rodeada de velhos amigos, nunca tive dificuldade de fazer novos... mas desde pequenina algumas pessoas marcaram a minha vida... umas de maneira menos participativa, como a Mari... outras que eu pensava que seria pela vida toda, mas estiveram presentes apenas por um período, no caso, um longo período, da minha vida... como a Chris. Mas tem uma pessoa que está presente desde que eu me considero gente e ao meu lado todos os dias desde então... A Sips...

Essa é uma garota especial. Pequenina e franzina tem o maior coração desse mundo. Sabe aquela pessoa que está sempre disponível para você?

Tenho mais três amigas que se enquadram nesse quesito, mas hoje a homenagem é para aquela que está tão longe de nós. Prometo que falarei sobre cada uma das garotas que estão no meu coração como minhas melhores amigas, mas hoje, a cena é da Sips!

Nos conhecemos no começo do primário, ela tinha o meu tamanho e era bem magrelinha... fazia ginástica olímpica e o pouco corpo que tinha era todo definido... o esporte durou por longos anos, me recordo de viagens em nossa adolescência e ela fazendo abdominais para não perder a forma... enquanto ela fazia levantamento de peso a gente fazia de copo e assim o nosso esporte prevaleceu e ela foi aos poucos desisitindo do dela!

Com o passar dos anos foi se tornando cada vez mais uma pessoa ligada ao natural e ecológico... diria até que passou por uma fase bem bicho grilo! Alguém se lembra do chapéu de duende numas férias na praia? E aquela viagem toda de que fadas e duendes existiam... Acho que temos até uma foto comprovando esse momento!

Além daquele pé cascão que ela sempre teve, a gente tudo patricinha (ou se esforçando para ser): a mala da Gabe com secador de cabelo e scarpim, eu com todos os decotes do mundo, a Rê com aquelas calcinhas obsenas e a Pris toda gostosa com aquele gingado que eu sempre tentei fazer porque era super sexy (sabe amiga? Aquele rebolando descendo?)... E lá vinha ela, pé descalso, saia amassada, regatinha básica, sempre no maior estilo hippie!

Desde o princípio fomos muito próximas, mas passamos por uma fase de menos contato, ao longo do colegial nos distanciamos, mas sempre mantendo aquele carinho intenso quando nos víamos... no final do terceirão nos reencontramos e foi como se nunca tivéssemos nos distanciado! Aí sim começou um grude!

O que essa menina me salvou em provas, vou dizer! Gabe, só tive o upgrade entre salas porque colei um bimestre inteirinho dela! Pena que não prestamos o mesmo vestibular, porque se dependesse dela passávamos nós duas!! Mas nesse momento de nossas vidas cada uma seguiu seu caminho...

Isso é muito engraçado inclusive, como a gente consegue conviver e se dar tão bem com pessoas tão diferentes de nós?? Nesse grupo de amigas que somos cada uma trilhou um caminho diferente, eu diria na verdade, beeeeem diferente. Mas cada uma de nós representa uma parte dessa amizade, sendo impossível substituir ou excluir...

Todas nós fomos nos tornando cada vez mais ligadas e próximas, foram tantos, mais tantos fins de noite com filmes de terror e brigadeiro... algumas baladas, outros bares... várias viagens!!! Quase todas para o mesmo destino!!

Quantas risadas, daquelas de fazer xixi na calça... confesso, não é de propósito mas nós formamos um grupo hilário!! Seja pelas semelhanças ou pelas diferenças cada uma tem sua porção hilária de ser!! Contagiante!

Mas também, quanto choro, mágoas, brigas entre nós, desentendimentos, mas nada que durasse mais de uma semana! Sempre soubemos dar o ombro amigo quando a outra precisava... o ombro, o colo, as pernas, as costas, aquele "muntuê" de mulher uma em cima da outra para ficar bem pertinho!

Mas agora ela foi para longe, assim como eu, a Pris e a Gabe já fomos... cada uma por seu tempo, mas todas nós fazendo uma falta enorme!! Enorme!!

Acho que o mais difícil para todas é saber que não sabemos quando ela volta! A vozinha na minha cabeça diz que ela vai se descobrir uma outra pessoa lá longe e irá se encontrar, tanto profissionalmente como pessoalmente! E por isso, eu fico muito feliz! Ou melhor, creio que eu possa falar por todas, por isso, nós ficamos muito felizes!! E sabemos guardar a saudade naquele compartimentozinho do coração que quase esquecemos! Não dela... mas da falta que ela faz em nossas vidas aqui! E vamos tocando pelo tempo que for!!

Quem sabe a gente não muda o roteiro de nossas viagens e vai para lá visitá-la?! Que tremenda surpresa que seria, hein??

Bom, já disse bastante (para variar)... Fica aí uma linda poesia, que, inclusive, será minha homenagem à vocês, minhas queridas amigas, na minha tese!

Um beijo, amo todas vocês!

“Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila.
Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.
A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos.
Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo.
Deles não quero resposta, quero meu avesso.
Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.
Para isso, só sendo louco.
Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.
Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta.
Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria.
Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto.
Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade.
Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.
Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça.
Não quero amigos adultos nem chatos.
Quero-os metade infância e outra metade velhice!
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa.
Tenho amigos para saber quem eu sou.
Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que ‘normalidade’ é uma ilusão imbecil e estéril”.

(Amigos, de Oscar Wilde)



Vivendo o Inesperado!


O mais gostoso de planejar é poder se surpreender com as mudanças que o Universo oferece! Passei a última semana inteira com o tema Valentine´s Day, mil receitinhas, passeios e idéias, mas no fim... o meu final de semana não foi nada temático, porém, extremamente romântico!

Acordamos tarde, passeamos, almoçamos num delicioso restaurante novo na Vila Madalena (Che Bárbaro, Rua Harmonia, 277)... Arrumamos nossa casinha, assistimos dois ótimos filmes, recomendo: As Duas Faces da Lei, com Robert de Niro e Al Pacino; e, Busca Implacável, com aquele ator que eu não me lembro o nome, ótimos filmes! Dormimos muito (para variar)...

O domingo foi calmo, com exceção do episódio pregar aquele negócio de se pendurar toalhas no banheiro! haha, que loucura!! Eu queria aqui, ele ali, no fim, depois de um pequeno desentendimento, nem lá, nem cá, furamos a placa de ferro do DryWall e assim ficou!! As toalhas apoiadas no box do chuveiro e a parede cheia de buracos!! Acho que estudaremos melhor como devemos colocar esses negócios!!

No fim, terminou tudo em pizza! Fiz um bolinho bem simples de chocolate para sobremesa e o Lu devorou quase que inteiro, o que sobrou embalei para o lanchinho da manhã na empresa dele!
Bom, foi assim, simples e bem gostoso!


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009


Há certas horas, em que não precisamos de um Amor... Não precisamos da paixão desmedida... Não queremos beijo na boca... E nem corpos a se encontrar na maciez de uma cama... Há certas horas, que só queremos a mão no ombro, o abraço apertado ou mesmo o estar ali, quietinho, ao lado... Sem nada dizer... Há certas horas, quando sentimos que estamos pra chorar, que desejamos uma presença amiga, a nos ouvir paciente, a brincar com a gente, a nos fazer sorrir...Alguém que ria de nossas piadas sem graça... Que ache nossas tristezas as maiores do mundo... Que nos teça elogios sem fim... E que apesar de todas essas mentiras úteis, nos seja de uma sinceridade inquestionável... Que nos mande calar a boca ou nos evite um gesto impensado... Alguém que nos possa dizer: Acho que você está errado, mas estou do seu lado... Ou alguém que apenas diga: Sou seu amor! E estou Aqui!
William Shakespeare

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Outra sugestão: o Mercadão!

Puxa vida que passeio delicioso! Mas esse é melhor encarar bem cedinho, pode ser a primeira parada no roteiro de domingo, já que sábado todo mundo acordou tarde por causa do café na cama!

Mil pessoas, aromas e belezas!! Tudo junto numa organização desorganizada! São frutas, carnes, queijos e famosas figuras do mercado: o sanduíche de mortadela, que deve ter cerca de 1 kg de recheio; o pastel de bacalhau, delícia garantida!! Sucos de tudo o que você puder imaginar! Além dos quitutes como damascos, maçãs e bananinhas caramelizadas!

Aproveitem para comprar uma boa peça de picanha, queijo meia cura e um pedação de brie, porque na sequência vou mandar umas boas receitas!!

Ah, tem uma loja lá dentro chamada Rei do Bacalhau, melhor lugar para comprar azeite, provem o EA, português delicioso e o Pagnani!! Arrisquem um queijo parmesão alemão ou suiço, chame-o de genérico que os atendentes saberão qual é!! Saborosíssimo!!

Enjoy it!

Que fooOOooofo!!!


Depois que postei encontrei essa foto linda!! Essa é uma idéia ótima que eu vi uma vez. Pendurar um moldura sem nada, de preferência numa cor inusitada como amarelo, roxo ou azul e de um formato bacana, tipo rococó ou com detalhes nas pontas, e dentro pendurar outra coisa, pode ser um quadrinho menor, um enfeite ou até mesmo um espelho!! Fica lindo!!

Outra sugestão...


Praça da República!! Eita passeinho bão!! Sabe aqueles montes de fotos que você garda numa caixinha?? Por que não reunir todas e escolher as melhores para enfeitar as paredes de sua casa!? Estou num momento muito quadro!

Eu eu o maridão AMAMOS fotografia, engraçado que eu ainda não postei nada nosso por aqui, mas em breve vocês verão um pouquinho da nossa paixão! Hoje temos dificuldades de achar lugar nas paredes de casa para colocar tantos quadros! Mas tudo bem, volta e meia é bom uma mudança e começar trocando os quadros é delicioso, dá ares de casa nova, sabe?

Então, esse passeio é uma delícia, milhares de lojas de molduras a preços muito em conta! Você acha aquelas mais rococó antigas, outras super modernas, materiais inusitados e o melhor de tudo: eu todos os tamanhos!! Fica pronto na hora e você poderá pregar fotos de vocês juntos antes da hora do almoço!!

Já que trouxe à pauta esse assunto, alguém sabe onde eu posso encontrar placas de acrílico para fazer um sanduíche de moldura? Temos algumas fotos panorâmicas que queremos pendurar, mas não queremos nenhuma moldura interferindo nas fotos, então pensamos nessa idéia, ao invés de vidro que é muito pesado, placas de acrílico com as fotos no meio! Mas estamos tendo uma certa dificuldade em localizá-las... se alguém puder ajudar?!


Continuando com os planos do fim de semana!


Dando continuidade aos planos de passar o fim de semana inteiro prolongando a comemoração do Valentine´s Day apresentarei sugestões de passeios deliciosos para fazer em Sampa!

O primeiro deles é a Liberdade, bairro oriental perto do Centro da cidade! Aos finais de semana acolhe uma feirinha ótima! Mas o melhor de tudo são as colheres de pau, excelente utensílio para se ter em casa, aos montes!
Deixe o carro em casa e siga de metrô, pare na estação Liberdade mesmo, sairá no meio do buxixo!
Siga o fluxo até o miolo da praça, lá é possível comprar apetrechos, flores, peixes, muitas colheres de pau, além de degustar da deliciosa culinária oriental! Além disso, é possível encontrar várias lojas da cultura japonesa, sejam kimonos, facas ou panelas de fazer aquele arrozinho japonês! Até mesmo maquiagem e secador de cabelo é possível achar no meio da bagunça!
Não deixe de comer um pãozinho na Bakery, uma padaria deliciosa na Rua dos Estudantes! Tem também aquele bolinho japonês de feijão branco, mas confesso que não me apeteceu! Vale a pena provar!!
Um última sugestão é a loja de futons com deliciosas almofadas! Vale a pena investir, cada cor linda!!

Para começar o dia refletindo um pouco...


"Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é o melhor bem que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. Na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar "superado".

Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida vira uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. Na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise, promovê-la, e calar-se sobre ela, é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la"

Albert Einstein

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Uma digna digressão!


Já que o tema da semana é romance, nada como a Ilha dos Namorados para ilustrar!

Por enquanto esse lugarzinho na Croácia ainda não está aberto ao público, mas já incluo na minha wishlist, quem sabe uma segunda Lua de Mel?!

Enquanto isso transcrevo aqui algumas palavras de reflexão:
“Enquanto você não estiver disposto a se entregar a mim e se recolher na quietude para poder se sintonizar comigo, eu não terei um canal para poder trabalhar. Lembre-se sempre, você tem que fazer a sua parte. Você tem que ordenar as suas prioridades e, agindo assim, abrir todas as portas, e então eu serei capaz de trabalhar maravilha após de maravilha em você e através de você. Sem canais, meu trabalho é tolhido. Eu preciso de mais e mais canais desobstruídos no seu centro para que nada me impeça de fluir livremente em você e através de você. Eu não posso usá-lo até que você tenha se dado. Eu nunca tomo nada que não me tenha sido dado de boa vontade. Portanto, doe-se inteiro a mim, não segure nada, e, ao se dar, esqueça completamente o ego. Entre no ritmo da vida, no meu ritmo, e flua com graça e despreocupação. Não perca mais tempo pensando sobre isso, mas faça alguma coisa a respeito”.

Enjoy and have fun!


Quando tudo estiver pronto, disponha sobre a bandeja uma toalha pequena, pode ser guardanapo de pano ou até mesmo de papel, conquanto que seja bem bonito! Escolha sua melhor louça, coordene a quantidade de pratos, um pequeno para dois ou três muffins, outro do mesmo tamanho para fatias de bolo, ou caso tenha preferido fazer mini-bolos, para dois ou três. Disponha num bowl pãezinhos variados (num futuro ensino algumas receitas de pães, mas considerando todo o trabalho que vocês já terão para essas receitas o melhor mesmo é ir à padaria cedinho e comprar uma diversidade incrível de pães)! Dependendo dos ovos escolhidos coloque-os em potinhos, pratinhos ou cumbucas. Não se esqueça das geléias em mini potinhos e a manteiga acompanhando. Algumas frutas cortadas, pode ser mamão, melão, morangos e framboesas ou até mesmo uma bananinha fatiadinha. Se o seu amor gostar de iogurte coloque numa tacinha e acrescente granola por cima para dar uma graça!

Não se esqueça do suco e do café! Ah, e dos talheres e guardanapos!!

Por fim, para complementar a decoração coloque uma flor na lateral, junto com os talheres ou num vasinho pequeno no canto superior da bandeja! Sempre combinando com a toalhinha que está embaixo da bandeja, hein?!

Coloque uma boa música, nada muito pesado ou animado, algo como uma música ambiente bem gostosa, sugiro Ray Charles, Chet Baker ou Norah Jones... Abra uma frestinha da janela e deixe os ares da manhã entrar no quarto, dê um beijo no seu amor e coloque a bandeja no pé da cama! Assim você o obrigará a olhar o que está acontecendo e se surpreender com tantas delícias!
Aproveite o café da manhã e se divirtam degustando a melhor sobremesa!!


Último passo: um bom café!


Para finalizar, antes de organizar tudo naquela bandeja linda de morrer e super espaçosa (para caber tudo o que você fez) um bom cafézinho! Mas, antes, preciso fazer uma confissão: EU DETESTO CAFÉ!!! Urgh, ecous, ahhhh! Rs, nem que eu me esforce muito, não aguento nem o cheiro!! Bateu aquele soninho, o que fazer? Corro logo para uma lata de Coca-Cola, mas uma "xicrinha" de café, não encaro de jeito nenhum!


Por esse motivo, não vou poder ajudar nesse último passo! Até mesmo porque ganhamos da minha cunhada um belíssimo presente de casamento: uma máquina de café da Nespresso! Paixão da vida do maridinho, não preciso nem dizer, né? Se bem que tenho que admitir, bem mais controlado do que antigamente! Me recordo ainda das 8-10 xícaras de café que ele tomava por dia e 4-6 horas a menos de sono por noite!! Agora bem mais controlado nas suas 3-4 xícaras por dia!!


Até aprendi a fazer e posso ensinar a vocês, mas só será útil se alguém tiver a mesma máquina que eu, né? E não tem nada mais simples, ligue a máquina e deixe-a aquecer as xícaras, coloque uma no local indicado e após coloque o blend de sua preferência naquele compartimentozinho em cima. Aguarde dois minutinhos e pronto!! Aí faça aquela espuminha no mixer e coloque com uma colher fazendo esse desenho de coração da foto, novamente, essa foto não é minha, mas prometo que com uma colherinha dá para fazer i-g-u-a-l!!

Quinto passo: ovos!!



Hum, são tantas opções!! Mas não adianta, em se tratando de café da manhã na cama não tem como dispensar, são imprescindíveis!!

Vou fazer algumas sugestões e dar algumas instruções, mas confesso, é um mundo infinito de opções!!

Pode ser frito, mexido, omelete, aqueles com nomes gringos, com a gema molinha ou quase dura. Com leite, frios, tomate e cebolinha!! Têm para todos os gostos!

O meu preferido são os ovos mexidos, que meu maridinho faz! Ele bate os ovos como se fosse fazer uma omelete e coloca na frigideira, mexe, mexe e mexe. Antes de começar a grudar coloca um pouquinho de leite para ficar mais fofinho! Hum, delícia! Acrescenta sal, pimenta e um pouquinho de nóz moscada!

Outra delícia lá de casa é uma invenção que meu marido trouxe do curso de culinária, não sei o nome mas é bom à beça! Funciona assim:

Faça um furo no meio do pão de forma. Usamos um copo, pois não temos um instrumento específico para isso. Pode ser de qualquer formato na verdade, redondo, quadrado, estrela, coração... reserve esse miolo que sobrar. Coloque uma pequena quantidade de manteiga na frigideira, por cima ponha a fatia de pão, vire para ficar homogêneo dos dois lados e quebre o ovo no meio, deixe fritá-lo normalmente, preste atenção no ponto, se você preferir gema mole ou dura. Tempere com sal e pimenta.

Quando tiver pronto corte as bordas para ficar no formato feito no pão. O restante belisque enquanto prepara!! Coloque num prato e sirva na lateral o miolinho quente para molhar na gema do ovo! Hum, delícia!!

Outra sugestão, uma deliciosa omelete!! Bata os ovos até formar uma mistura homogênea, adicione leite, pouco, por favor! Rale presunto e queijo ou o recheio à sua escolha, pode ser queijo branco e peito de peru, presunto cru e queijo brie, tomates e cebolinhas, mas tudo bem picadinho!! Adicione numa frigideira pequena e funda uma pequena quantidade de manteiga, deixe esquentar. coloque os ovos e não mexa. Deixe formar uma pequena crosta embaixo dos ovos. Coloque o recheio cuidadosamente, sem deixar escorrer para as pontas, e dobre no meio, vá virando cuidadosamente para ficar homogêneo. Uma boa idéia é investir numa frigideirinha específica para omeletes! Compramos uma e desde então tem sido só alegria! Colocamos metade da quantidade dos ovos batidos, acrescentamos o recheio e cobrimos com a outra metade, aí fechamos a frigideira e vamos virando normalmente! Fantástico, super moderno!!

Têm mais milhares opções, volta e meia conto mais!!


Quarto passo: sucos!


Mil sugestões:

  • laranja com maracujá ou com morango ou com qualquer outra fruta
  • abacaxi com hortelã
  • iogurte com açai e granola
  • melancia e capim santo
  • limonada suiça
  • batida de leite, banana e maçã
  • graviola
  • capuaçu
  • manga
  • mamão com cenoura
  • laranja, mamão e limão

Aiai, posso passar o dia inteiro aqui!! Vamos combinar, não preciso citar todos, né?



Terceiro passo: Geléias!



Hum, nada como uma boa geléia caseira acompanhando pãezinhos e torradinhas deliciosas! E a minha preferida é de morango, tá bom vai, não vou desmerecer a de frutas vermelhas!

Isso para café-da-manhã, pois acompanhando um bom pedaço de queijo brie nada como a de damasco ou pimenta! Delícia!!

O princípio é o mesmo, vou ensinar a receita que meu maridinho aprendeu no curso que fez no final do ano passado que, na minha opinião, é a mais gostosa de todas!

Vou ficar devendo essa receita para mais tarde, achei que tivesse aqui comigo, mas só em casa! A noite eu posto!

Mas não se preocupem, vou continuar nossa maratona Valentine´s Day!


Segundo passo: o famosíssimo bolo de laranja!!


Sabe aquele livro de receitas que passa de mãe para filha? Pois é, na minha família têm alguns que sobreviveram à gerações!! Sempre tive gosto pela cozinha, tenho fotos minhas sentada em cima da pia ajudando minha mãe com o jantar e lembranças de um primeiro livro de culinária que ganhei nos meus poucos anos...

Mas de todas as receitas que aprendi uma me marca de maneira desigual. Trata-se de um bolinho de laranja com cobertura de maracujá que minha avó fazia, depois minha mãe fazia e hoje eu faço!

É engraçado como as coisas são... Venho de uma família só de mulheres e todas cozinham muito bem! Para começar, tenho três irmãs bem quituteiras e comida é sempre o assunto nos encontros familiares. Mas as receitas são divididas, não por alguma razão específica, mas sim, por acaso. Minha irmã do meio herdou a receita e as formas do famigerado bolo de rolo, especialidade nordestina e dela!! Hum, é tão delicioso que chega a ser presente de aniversário e Natal!

E eu me especializei nesse bolinho de laranja, gostoso, cheiroso e cai bem sempre!!

Segue a receita:

  • 5 ovos
  • 250 grs. manteiga
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 1 copo de suco de laranja

Modus Operandi: Separe as claras das gemas. Bata as claras em neve e separe. Coloque as gemas na batedeira, acrescente a manteiga, o açúcar, e o sal. Bata até formar um creminho bem amarelo. Enquanto bate, peneire a farinha e o fermento. Acrescente o suco de laranja e as claras em neve. Por último coloque a farinha e o fermento peneirados. Deixe bater enquanto unta uma forma com manteiga e farinha, não se esqueça de pré-aquecer o forno a 180° desde o começo do processo!

Deite o bolo na forma untada e leve ao forno até cheirar. Preferencialmente não abra a porta do forno, assim ele cozinha por igual bem direitinho!! Quando começar a cheirar (cerca de 30 minutos depois), abra a porta do forno e teste com um garfo. Se estiver na consistência certa (ou seja, o garfo sai limpo do bolo), retire.

Enquanto o bolo esfria prepare a cobertura. Dois maracujás maduros e 3 ou 4 colheres de açúcar, dependendo do tamanho dos maracujás. Misture bem, até formar um caldinho. Desenforme o bolo e deite por cima dele a cobertura!

Nossa, esse bolo fica tão fofinho, um docinho gostoso misturado com o azedinho do maracujá!! Delícia!!

Outra idéia que eu fiz em casa e o maridão AMOU foi fazer essa exata receita, mas colocá-la na mesma forma que eu uso para muffins, assim ficam mini bolinhos!! Nossa, ele devorou! E ficou muito fofo!! Dengoso, sabem?

Puxa vida, não tenho nenhum foto desse bolinho, então postei essa fofa do menino lambendo os dedos, eu fico igualzinha quando faço o meu!! Hum, tô com água na boca, é possível que amanhã vocês vejam uma foto do meu bolo de laranja com cobertura de maracujá!


Primeiro passo: Muffins!


Para se fazer um bom café na cama imprescindível seguir uma ordem dos fatores! Não adianta começar pelos ovos mexidos se ainda vai bater um bolo, ou passar o café quando não começou a fazer o suco de laranja. Então, nada melhor do que começar pelos itens que demandam mais tempo ou trabalho!

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de baunilha
  • 1/2 colher de sopa de raspa de limão ralada ou calda de morango, quem sabe chocolate, frutas vermelhas ou o recheio à sua escolha!
Modus Operandis:

Pré-aqueça o forno a 180° e distribua forminhas de papel manteiga na forma de muffins (é aquela forma cheia de "bolinhos"). Bata na batedeira a manteiga com o açúcar. Quando formar uma mistura clarinha e cremosa acrescente os ovos (aí vai uma dica: sempre quebre os ovos em um recipiente separado para não correr o risco de adicional um ovo estragado no meio da mistura tão bonita), um a um sem parar de bater. Peneire a farinha de trigo e o fermento em pó previamente, e nesse momento adicione. Por último adicione a baunilha e se escolher fazer com as raspinhas de limão as acrescente nesse momento. Bata por mais alguns minutos, até os ingredientes estarem bem misturados.

Caso escolha fazer com outros recheios: com chocolate acrescente 1/2 xícara de chá de chocolate em pó na mistura e um cadim de leite, pode ser até meia xícara. Quando estiver pronto adicione com um bico de confeiteiro as gotas de chocolate, que derreterão com a quentura dos bolinhos! Ah, caso escolha fazer com esse recheio não coloque baunilha para não comprometer o gostinho do chocolate!! Se escolher fazer de morango ou frutas vermelhas, siga a receita, com a baunilha mesmo, e ao final, depois de pronto, acrescente com um bico de confeiteiro a calda preferida!

Continuando...

Coloque nas forminhas de muffins tomando cuidado para não enchê-las totalmente, basta colocar 2/3 pois eles crescem um pouco. Leve ao forno por 20 minutos ou até que estejam levemente dourados. Retire do forno e deixar esfriar na forma por uns 5 minutos - é nesse momento que se acrescenta as caldas!

Separe essa primeiro prato e vamos para o próximo! Essa receita é uma delícia também para aquelas tardes de sábado chuvosas com um chazinho para acompanhar!! Hum!!

Pré-Valentine´s Day


Bom dia,
Acordei com um tema na cabeça! Valentine´s Day! Sei que temos nosso feriado correspondente, qual seja, o Dia dos Namorados, mas se o tema é tão bom por que não aproveitar o feriado dos outros e comemorar duas vezes?

Montarei aqui ao logo dos próximos dias um roteiro passo-a-passo de coisinhas gostosas para se fazer e comer no sábado, 14.02, comemorando com o seu amado o Valentine´s Day!

Sua primeira opção é fazer um delicioso café na cama! Hum, não tem nada que me encante mais, A-D-O-R-O acordar ao som do meu cd do Ray Charles preferido, com aquela frestinha da janela aberta e uma bandejona de coisinhas deliciosas!! E confesso, depois que o meu amor fez um curso de culinária e a última aula foi café da manhã o tema ficou bem em pauta na nossa casa!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Mousse de Maracujá


Eita receitinha fácil e agrada quarteirão!! Sabe quando você quer impressionar a sogra ou fazer um jantarzinho com as amigas? Sempre! Sucesso de bilheteria!!

A foto atribuo os créditos para o GettyImages, mas confesso que o meu fica igualzinho!!

Aí vai!

  • 6 maracujás maduros, grandes
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 lata de leite condensado

(a medida é sempre essa, um para um, caso queira aumentar a quantidade)

Coloque os maracujás numa panela de pressão cobertos de água. Deixe ferver por cerca de 8 a 10 minutos. Retire do fogo e separe. Deixe esfriar e depois bata no liquidificador rapidamente. Não esqueça de separar algumas sementes para enfeitar!

Misture na mão mesmo o caldo formado com o creme de leite e o leite condensado. Coloque numa bela forma e leve à geladeira! Deixe, necessariamente, por pelo menos três horas na geladeira.

Na hora de servir retire da travessa como se fosse sorvete, a consistência será mais leve, como um creme, porém, não desmanchará no prato. Sirva com bolachinhas leves, bem fininhas, como se fossem casquinhas. Não sou tão prendada, as bolachinhas que acompanham eu compro no Galeria dos Pães aqui em Sampa, no Jardins!

Bom, até a próxima receita!

Welcome to this lovely house!


Sejam bem vindos!!

Olá a todos! Esse é o meu primeiro post! Creio que pelo meu jeitinho um tanto quanto impulsiva, daqui a pouco estou fazendo dessa página meu diário!

Mas por enquanto vou começar devagarinho... Um post hoje de boas-vindas outro amanhã de novidades!

Nesse blog falarei um pouco sobre tudo, o que me dá prazer e o que me trás desprazer! Algumas idéias para casa e receitas de bons pratos! A maioria testado por mim ou degustado em algum lugar em algum momento!

Vou tentar socializar um pouco com algumas pessoas queridas que ocupam a minha vida e queiram participar dela. Seja por meio de boas idéias ou comentários pertinentes!!

Estou começando uma nova fase da minha vida e sinto que tenho muito a compartilhar!! Então, vamos lá!