terça-feira, 24 de março de 2009

Quarto de Casal: Guarda Roupa e Closet

Bom dia! Hoje trago algumas idéias de organização de guarda-roupa e closets. Na sequência, os roupeiros!

Sempre morei em casa e tive muito espaço. Com o casamento esse espaço reduziu ao me deparar com três portas de guarda-roupa contra as 6 + armários que tinha antes! Passei uns bons seis meses analisando o que usava e o que não usava. Cada semana era uma batalha com uma sacolona na mão. Consegui reduzir muito, mas ainda não o suficiente. Por esse motivo ainda alugo duas portas de guarda-roupa na casa da minha mãe, e não vejo previsão de devolvê-las!

Para uma boa organização, seguem algumas dicas e boas fotos ilustrativas.

1. Use varões duplos. Dois ou três varões curtos instalados um acima do outro, em vez de varão longo, pois isso irá maximizar o espaço das peças penduradas. Sempre que possível pendure as roupas no lugar de dobrá-las. Reserve uma área maior para armazenamento de itens longos como casacos e vestidos.

2. Opte por prateleiras ajustáveis (em vez de fixas). Elas permitem alterar a disposição do armário e de seu armazenamento.

3. Utilize a base/chão do armário - instalar prateleiras ou cubos na base de um armário facilita na hora de ordenar itens.

4. Aproveite cada centímetro. Examine o potencial de armazenamento: Se o armário é alto, instale prateleiras acima dos varões para armazenar itens que você não usa todos os dias, tais como chapéus, luvas e outras roupas fora da estação. Portas, paredes e fundos de armário também são muitas vezes negligenciados. Podem ser instalados ganchos, espelhos, etc.

5. Mantenha em recipientes pequenos objetos. Alojar itens em conjunto de caixas, cestas, caixas é uma maneira de minimizar o caos.

6. Considere a praticidade. Itens armazenados abaixo do nível da cintura são usados com maior frequencia que itens armazenados em prateleiras altas.

7. Ilumine o espaço. Se o armário é escuro, será difícil encontrar o que você precisa (bem como para se livrar das coisas que você não precisa). Considere um sistema de iluminação, melhor ainda se as luzes acenderem automaticamente quando a porta for aberta. Uma luz incandescente também pode ajudar a evitar mofo.

8. Reavalie periodicamente seu armário. Para manter o seu funcionamento ideal dos armários, analise a cada seis meses. Se os tipos de itens que você está armazenando mudaram, reorganize as prateleiras, varões, e gavetas.

Dicas da gloriosa Martha Stewart, publicada no blog Chega de Bagunça.

Agora, as minhas dicas: antes de organizar o guarda-roupa mentalize sua roupas. Pense na quantidade, qualidade e tipo de peças. Comece fazendo uma faxina e tire tudo o que v. não usa há alguns meses. Esse prazo vaira de pessoa a pessoa, eu, se não usei nos últimos seis meses não vou mais usar, então: DOA-SE!

Quando tiver conseguido quantificar o que realmente fica, pense. V. precisa mais de cabideiros ou prateleiras? Pendurados deverão ficar vestidos, camisas, ternos, calças sociais e jeans. Dobrados poderão ficar as camisetas, malhinhas finas e as de lã, roupas de ginástica, shorts e sainhas.

Organize seu guarda-roupa para que tenha um cabideiro alto, para pendurar os vestidos de festa ou peças mais cumpridas. Uma boa idéia de otimização do espaço é ter dois penduradores alinhados, em cima e em baixo. Sendo que nos peduradores de baixo coloque apenas calças e saias, pois ficam mais próximos ao chão.

O que eu achei interessante nessa foto são as gavetas semi-transparentes. As gavetas são importantíssimas num guarda-roupa. Nas primeiras, mais finas preferencialmente, ocupe com lingeries e meias. Nessas uma boa idéia é fazer divisórias de acrílico transparente para acomodar com cuidado as peças. Lembre-se de não dobrar o bojo do sutiã, disponha-os encaixados uns nos outros e as calcinhas juntamente, ou, acompanhando a divisória ao lado. As meias devem ficar sempre emparelhadas e divididas por cores ou tipo, por exemplo, meias brancas de academia, meias brancas para passeio e meias pretas para trabalho, sem esquecer de reservar um espaço nessa mesma gaveta para meias-calças, sempre organizadas uma a uma.



Outra idéia para as gavetas é dispor as peças menores, como camisetas e malhas, por mais que eu prefira tudo exposto. Essa é uma sugestão. Outra sugestão é colocar roupas de ginástica e biquinis... ou até mesmo aqueles moletons de ficar em casa preguiçando...



Gosto muito nessas fotos da idéia dos vãos com portinhas de vidro. Isso conserva as peças, mas não deixa de expô-las, ficando sempre a mostra. Coloque no alto as peças de menos utilidade e a mão as mais usuais.





A idéia que eu dei em cima do cabideiro em cima e em baixo é como nessa foto. Notem sempre a organização por cores!! Confesso que num guarda-roupa masculino isso é fácil e bonito de se ver, principalmente se o seu marido trabalho com trajes sociais e tem 84570428750348570 camisas brancas ou azuis. Nos femininos fica um pouco menos harmonico, motivo pelo qual é imprescindível! Caso contrário transparece desordem.



Nessa foto eu AMEI a cor de fundo e as caixas floridas, dão ar e graça para o closet, que deverá estar sempre arrumadíssimo, caso contrário será uma zona só!


Essas são duas idéias da Martha Stewart, notem as caixas, ótimas para armazenar os itens menos usados:




Alguns detalhes:






Achei ótima essa idéia do cabide. V. tira uma fotinho do que está dentro, pindura no cabide e guarda a peça na capa, assim quando precisar não é necessário abrir um por um para achar, basta consultar o tag:



Essa idéia só podia ser da Martha Stewart, prestem atenção como ela armazenou as botas, penduradas em cabides próprios para não deformar! Queisera eu ter espaço para todos esses detalhes! Mas estou focada, o espaço está vindo em minha direção... Sinto isso!



Por fim, cintos, echarpes e cachecóis devem ser guardados com cuidado. Lembre-se de, preferencialmente, não enrolar os cintos para não marcar, nem dobrar as echarpes para não amassar. Guarde-as penduradas em cabides ou suportes como o da foto. Isso preserva o formato do fio e a qualidade da peça. Os cachecóis mais quentes deverão ser armazenados em caixas no alto do guarda-roupa, quando o frio bater à sua porta, retire-os, deixe tomar um arzinho e faça um rodízio com as peças mais leves.




Um comentário:

  1. Maravilhoso, obrigada, obrigada,muito obrigada. Estou no mesmo dilema que você. Não levo o menor jeito pra essas coisas, mas não desisto, assim como eu aprendi muitas coisas, um dia espero aprender esta também.

    ResponderExcluir